A qualidade do trabalho prático depende do conhecimento teórico. Saber “por que se faz” é importante para poder executar qualquer tarefa, especialmente em Contabilidade, onde o número de informações é muito grande.
Muitos foram os grandes intelectuais que contribuíram para formar um acervo de entendimentos sobre os acontecimentos que dia a dia ocorrem na vida das empresas e instituições e esta obra está baseada nesse grande acervo de cultura. Aqui está exposto o “conhecimento do conhecimento”, desde as bases da formação da ciência até o que de mais moderno existe sobre isto.
Capacitar o leitor a “raciocinar em Contabilidade”. Associa ciência e tecnologia apresentando “o porquê” dos fatos que se sucedem com capital, com a riqueza administrada para satisfazer às necessidades dos negócios e dos empreendimentos em geral. Evidencia que Contabilidade não é apenas “Informação”, mas também um grande ramo do saber que oferece condições para que seja conseguida a prosperidade. Este trabalho é indispensável para que o profissional consiga ser um consultor de empresas e para que possa entender todas as demais disciplinas especializadas no campo de sua especialidade.
Esta é uma obra de base, tratada de forma clara, com rara seriedade científica e filosófica no campo contábil. Apresenta as mais recentes teorias da moderna corrente científica da Contabilidade, o Neopatrimonialismo.
Acrescenta ao final desta edição um capítulo sobre a Teoria Contábil da Sociedade e Contabilidade Social.