Nesta obra está evidenciada a NOVA CONTABILIDADE como um sistema de aplicações amplas. Em apenas meio século a evolução do conhecimento contábil em relação à aplicação ou utilidade do mesmo deu origem às TECNOLOGIAS MODERNAS da Contabilidade Social, Contabilidade de Custos, Contabilidade de Recursos Humanos, além de introduzir novidades substanciais nos campos dos Custos, das Planificações, dos Registros, das Demonstrações Contábeis, da Auditoria, da Perícia e das Análises.
O progresso científico ocorrido a partir da década de 70 está neste livro evidenciado sob a ótica da aplicação, em exposições objetivas, claras, práticas, tal como o autor as coletou.
O livro é uma exposição dos CENÁRIOS CONTEMPORÂNEOS das aplicações da Ciência Contábil e evidencia como o PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI deve entender a Contabilidade, ou seja, como uma ciência do homem para a humanidade.
O autor segue a linha filosófica que o caracterizou em seus milhares de textos, ou seja, o “como pensar em
Contabilidade” para poder encaminhar as empresas à Prosperidade dentro de linhas éticas.
O sucesso da doutrina do autor em todos os continentes justifica a leitura deste novo trabalho, volvido em evidenciar os múltiplos aspectos de utilidade do conhecimento contábil.
Tal a clareza, a singeleza em apresentar os temas da Tecnologia, a preocupação em tornar ao alcance de todos os imensos tesouros da aplicação contábil que a obra, pelo método empregado, torna-se acessível inclusive a profissionais de outros segmentos.
Cada segmento da Tecnologia contábil (Perícia, Auditoria, Escrituração, Ambiental, Social etc.) é descrito com um máximo de objetividade, de forma didática, sem as tão prejudiciais sofisticações.
A leitura deste livro enseja uma visão geral e pós-moderna da aplicação da Ciência Contábil de forma abrangente.